Bijuterias artesanais: As mais belas com certeza!

Bijuterias são companheiras inseparáveis de qualquer mulher. Para o dia, para a noite, praia, balada. Elas te levam, e levam bem a qualquer ocasião.
Quando o assunto são os materiais usados na confecção das bijus, as possibilidades são inimagináveis e os resultados também. Têm as que entram pelo grande portão chinês, chegando com preços bastante competitivos e qualidade a se verificar. Digo isso porque é possível encontrar peças de boa qualidade e durabilidade, mas também encontramos peças praticamente descartáveis. Nelas os grandes vilões são os strass e o banho das peças, que quando douradas escurecem em poucos dias e quando têm acabamento com banho prata ficam amarelas em pouquíssimo tempo. No caso específico desse tipo de bijuterias, o ideal mesmo é optar por aquelas com banho de níquel, que são mais duráveis e observar cada detalhe no momento da compra, especialmente se a peça tiver strass. Na linha da durabilidade podemos citar as semijóias, que como o próprio nome indica são peças com altíssimo padrão de beleza e qualidade.
Porém, na minha singela opinião, nada supera a beleza de uma bijuteria montada artesanalmente, do tipo fundo de quintal mesmo. Claro que a grande maioria usa peças adquiridas já no ponto de montagem, sendo necessários só os encaixes e enfeites, a maior parte destas peças importadas da China (o grande mercado do mundo, quase tudo vem de lá). Algumas poucas são montadas com peças de fundição também artesanais, mas estas costumam ser um pouco mais pesadas. No caso, as peças industrializadas costumam garantir um resultado mais fino.
Pulseiras criadas pela designer Natália Larsen

Independentemente da origem dos itens básicos de montagem, o resultado é maravilhoso. Estas obras de arte são adaptáveis, seguindo as tendências de cada estação, possibilitando um jogo incrível de cores, tamanhos e estilos.
Matéria-prima e imaginação também não faltam aos designers artesãos. Apelos indígenas, como as sementes, por exemplo, ou coco. O couro é outro que é freqüentemente incorporado aos acessórios. O tecido também. Encontramos conchas, pérolas sintéticas, cristais, claro aí entram os maravilhosos Swarovskis e uma infinidade incrível de materiais.
Todo dia um novo motivo é incorporado à dança das montagens. Atualmente temos o exemplo da pimenta, das flores de tecido, das pérolas, motivos religiosos e já estou roendo as unhas pelas novidades da coleção inverno 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário