Usar chita na decoração


Ultimamente ela tem sido a vedete no quesito decoração: a boa e velha chita.
Nada mais simples, brasileiro e chique, não é?! Aliás, outro dia assistindo a uma entrevista da Dilma Roussef, para minha surpresa, ao fundo tinha um sofá com uma almofada de chita, com a mesma estampa que usei no móvel mostrado abaixo...

É só fazer uma visitinha à loja de tecidos para babar com as chitas, sempre com estampas tão alegres.
Tem chitinha, chitão, em geral com tonalidades fortes, bem no estilo do que a decoração pede atualmente: cores que levantam o astral do ambiente. 
Pode ser usada como capas de almofada, cortinas, toalhas de mesa, colcha, como revestimento de estofados e móveis.
Infelizmente não tenho o antes desse móvel, mas lembro que ele era bem sem gracinha. Tinha uns arranhados e lascas, frutos de mudanças e também da idade, pois já era bem velhinho.


O que eu fiz?
Passei uma unica mão de tinha clara (bege bem clarinho) somente nas bordas das portas, só para dar o detalhe. O resto foi todo coberto com a chita.

Material usado:
  • Chita (estampas de sua preferência)
  • Cola branca
  • Tesoura
  • Pincel ou rolinho de espuma
  • Régua para medir os cortes de acordo com os espaços em que você vai colar o tecido
  • Água para diluir um pouco a cola
É muito simples de fazer. Dilua a cola com um pouco de água. Apenas o suficiente para enralecer um pouco, não muito, senão fica sem pegada. Com o auxílio de um pincel ou rolinho de espuma, eu prefiro o pincel porque se torna mais econômico (o rolinho chupa muita cola) espalhe a cola pelo móvel, por partes. Primeiro fiz as laterais, depois a frente, e por último, o tampo. Cole o tecido com muito cuidado, especialmente nas bordas e vá assentando com as mãos, para que não fique bolhinhas de ar. Quando terminar, passe mais um pouco de cola por cima, espere secar e... Pronto!!!
Depois de um dia que você colou o tecido, se quiser pode envernizar. Na verdade é o ideal para facilitar a limpeza, especialmente de poeira. Use verniz transparente ou se preferir um efeito mais envelhecido, use o verniz amarelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário